quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O que é consciência?

Hoje é comemorado no Brasil o "Dia da Consciência Negra". Esse dia é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira (wikipedia).
Acho que é válida uma reflexão sobre outros aspectos também.
Falamos muito de consciência, mas o que é isso? Gostei do conceito que diz: capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente.
Para isso é preciso ter uma relação muito íntima e sincera com nós mesmos. Entender de fato quem somos e porque estamos aqui, qual é nosso papel nesse mundo. Ouvir nossos desejos, nossas vontades e perceber o quanto estamos sendo influenciados pela sociedade, pelo que a sociedade espera de nós. Buscar viver com mais paz e amor, um amor que ultrapassa barreiras e que não precisa de aprovação, você ama e ponto final, sem precisar nada em troca. (Eu sei, eu sei ... a teoria é muito mais fácil que a prática, mas o importante é tentar).
São nesses momentos de reflexão que percebo que somos todos iguais e ao mesmo tempo somos todos diferentes! Já parou para pensar que você é a única pessoa do mundo com o seu DNA, com a sua impressão digital ... Ninguém no mundo inteiro é igual a você, você é único, exclusivo, especial!
Mas da mesma maneira que somos únicos, somos formados por partículas, células, átomos, que estão presentes em todos os seres humanos, todos os seres humanos do planeta! Por esse ponto de vista, somos tomos iguais, claro que existem algumas diferenças como cor da pela, uns são mais altos, outros mais baixos, cada um com a sua característica, mas lá dentro somos iguais. Temos sangue correndo nas nossas veias, temos ossos, músculos, pele, órgãos ... Tudo que qualquer pessoa teria!
Nascemos, vivemos e iremos morrer como todas as pessoas.
Não somos melhores, nem piores que ninguém ... somos apenas iguais e diferentes ao mesmo tempo!
Então é sobre isso que eu quero que você reflita ... não queira ser igual a ninguém, porém tenha a consciência que estamos conectados, estamos juntos, compartilhando esse íncrivel planeta!
Consciência!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O poder do amor!

"Que ninguém venha a ti sem que volte melhor e mais feliz ... Não há em todo o mundo um único ser que sendo amado, não se torne pací...